DRAGÃO AMARELO

Videos
 

 

LIVROS E DOCUMENTOS

EVANGELHOS APÓCRIFOS

CODEX VI

O Conceito de Nosso Grande Poder
Traduzido por Frederik Wisse


A Percepção de Compreensão
do Conceito do Grande Poder

Aquele que conhecer nosso grande Poder se tornará invisível, e o fogo não será capaz de consumi-lo. Mas vai limpar e destruir todas as suas posses. Para todos em quem minha forma aparecer será salvo,.de sete dias até cento e vinte anos. (Aqueles) a quem eu constrangi-me a reunir tudo o que está caído - e os escritos de nosso grande Poder, a fim de que ele possa inscrever seu nome em nossa grande luz - e seus pensamentos e suas obras podem ser encerrados, que eles podem ser expurgados, e ser espalhados e destruídos, e estar reunidos no lugar que ninguém nele vê. Mas você vai me ver, e você vai preparar seus lugares de moradia em nosso grande Poder.

Saiba como o que partiu veio a ser, a fim de que você possa saber como discernir o que vive se tornar: de que aparência esse aeon é, ou que tipo é, ou como ele virá a ser. Por que você não pergunta que tipo você vai se tornar, (ou) melhor como você veio a ser?

Discernir o tamanho da água, que ela é imensurável (e) incompreensível, tanto seu início quanto seu fim. Ele suporta a terra; sopra no ar onde os deuses e os anjos estão. Mas nele quem é exaltado acima de tudo isso há o medo e a luz, e nele estão meus escritos revelados. Eu dei-lhes como um serviço para a criação das coisas físicas, pois não é possível que ninguém fique sem aquele, nem é possível que o aeon viva sem ele. É ele quem possui o que está nele por discernir (ele) na pureza.

Então veja o Espírito e saiba onde ele está. Ele se entregou aos homens para que eles possam receber a vida dele todos os dias, uma vez que ele tem sua vida dentro dele; ele dá a todos eles.

Então a escuridão junto com Hades pegou o fogo. E ele (a escuridão) vai libertar de si mesmo o que é meu. Seus olhos não foram capazes de suportar a minha luz. Depois que os espíritos e as águas se moveram, o restante surgiu: todo o aeon da criação, e seus <poderes>. O fogo veio deles e o Poder veio no meio dos poderes. E os poderes desejavam ver minha imagem. E a alma se tornou sua réplica.

Este é o trabalho que surgiu. Veja como é, que antes de surgir não vê, porque o aeon da carne passou a estar nos grandes corpos. E havia repartidos a eles longos dias na criação. Pois quando eles se poluíram e entraram na carne, o pai da carne, a água, vingou-se. Pois quando ele descobriu que Noé era piedoso (e) digno - e é o pai da carne que mantém os anjos em sujeição. E ele (Noé) pregou piedade por cento e vinte anos. E ninguém o escutou. E ele fez uma arca de madeira, e quem ele tinha encontrado entrou nela. E a inundação ocorreu.

E assim Noé foi salvo com seus filhos. Pois se de fato a arca não tivesse sido feita para o homem entrar, então a água da inundação não teria vindo. Desta forma, ele pretendia (e) planejava salvar os deuses e os anjos, e os poderes, a grandeza de tudo isso, e a <nourishment> e o modo de vida. E ele os move do aeon (e) os nutre nos lugares permanentes. E o julgamento da carne foi desencadeado. Apenas o trabalho do Poder se levantou.

Em seguida, o aeon psíquico. É pequeno, que se mistura com corpos, gerando nas almas (e) profanando (eles). Para o primeiro desfilamento da criação encontrou força. E gerou todos os trabalhos: muitas obras de ira, raiva, inveja, malícia, ódio, calúnia, desprezo e guerra, conselhos mentirosos e malignos, tristezas e prazeres, bases e profanações, falsidades e doenças, julgamentos malignos que decretam de acordo com seus desejos.

No entanto, você está dormindo, sonhando sonhos. Acorde e volte, prove e coma a verdadeira comida! Distribua a palavra e a água da vida! Cesse das luxúrias e desejos malignos e (os ensinamentos dos) anomoeanos, heresias malignas que não têm base.

E a mãe do fogo era impotente. Ela trouxe o fogo sobre a alma e a terra, e ela queimou todas as <the> habitações que estão nela. E seu pastor morreu. Além disso, quando ela não encontrar mais nada para queimar, ela vai se destruir. E se tornará incorpóreo, sem corpo, e queimará matéria, até que tenha limpado tudo, e toda a maldade. Pois quando não encontrar mais nada para queimar, ele se voltará contra si mesmo até que ele tenha se destruído.

Então, neste aeon, que é o psíquico, o homem vai aparecer que conhece o grande Poder. Ele vai me receber e vai me conhecer. Ele vai beber do leite da mãe, na verdade. Ele vai falar em parábolas; ele vai proclamar o aeon que está por vir, assim como ele falou no primeiro aeon da carne, como Noé. Agora, sobre suas palavras, que ele proferiu, ele falou em todas elas, em 72 línguas. E ele abriu os portões dos céus com suas palavras. E ele colocou para envergonhar o governante de Hades; ele levantou os mortos, e ele destruiu seu domínio.

Então uma grande perturbação aconteceu. Os arcois levantaram sua ira contra ele. Eles queriam entregá-lo ao governante de Hades. Então eles reconheceram um de seus seguidores. Um fogo tomou conta de sua alma. Ele (Judas?) entregou-o, já que ninguém o conhecia (Jesus?). Eles agiram e o apreenderam. Eles trouxeram julgamento sobre si mesmos. E o entregaram ao governante de Hades. E eles o entregaram a Sasabek por nove moedas de bronze. Ele preparou-se para ir para baixo e colocá-los em vergonha. Então o governante de Hades o levou. E ele descobriu que a natureza de sua carne não poderia ser apreendida, a fim de mostrá-la aos arqueais. Mas ele estava dizendo: "Quem é esse? O que é? Sua palavra aboliu a lei do aeon. Ele é dos Logos do poder da vida." E ele foi vitorioso sobre o comando dos arcoons, e eles não foram capazes pelo seu trabalho de governar sobre ele.

Os arcos procuraram depois do que tinha acontecido. Eles não sabiam que este é o sinal de sua dissolução, e (isso) é a mudança do aeon. O sol se punhou durante o dia; naquele dia tornou-se escuro. Os espíritos malignos eram perturbados. E depois dessas coisas ele vai aparecer subindo. E o sinal do aeon que está por vir aparecerá. E os aeons se dissolverão.

E aqueles que conhecerem essas coisas que foram discutidas com eles, se tornarão abençoados. E eles vão revelá-los, e eles se tornarão abençoados, já que eles virão a saber a verdade. Pois você encontrou descanso nos céus.

Então muitos o seguirão, e trabalharão em seus locais de nascimento. Eles vão ir sobre, mas eles vão eles vão escrever suas palavras de acordo com (seu) desejo.

Eis que esses aeons passaram. Qual é o tamanho da água do aeon que se dissolveu? Que dimensões os aeons têm? Como os homens se prepararão, e como eles serão estabelecidos, e como eles se tornarão aeons indestrutíveis?

Mas no início, depois de sua pregação - é ele quem proclama o segundo aeon, e o primeiro. E o primeiro aeon pereceu no decorrer do tempo. Ele fez o primeiro aeon, indo sobre ele até que ele pereceu, enquanto pregava cento e vinte anos em número. Este é o número perfeito que é altamente exaltado. Ele fez a fronteira do Oeste desolada, e destruiu o Leste. Então sua semente e aqueles que desejam seguir nossos grandes logotipos e sua proclamação - [...]

Então a ira dos arqueados queimou. Eles tinham vergonha de sua dissolução. E eles se desentusaram e ficaram com raiva da vida. As cidades foram <over>; as montanhas se dissolvem. O arco veio, com os arcos das regiões ocidentais, para o Leste, ou seja, aquele lugar onde os Logos apareceram no início. Então a terra tremia, e as cidades estavam perturbadas. Além disso, os pássaros comiam e estavam cheios de seus mortos. A terra chorou junto com o mundo habitado; eles se tornaram desolados.

Então, quando os tempos foram concluídos, então a maldade surgiu poderosamente até o final dos Logos. Em seguida, o arco das regiões ocidentais surgiu, e do Leste ele vai realizar um trabalho, e ele vai instruir os homens em sua maldade. E ele quer anular todos os ensinamentos, as palavras da verdadeira sabedoria, enquanto ama a sabedoria mentirosa. Pois ele atacou o velho, desejando introduzir maldade e colocar dignidade. Ele era incapaz, porque a contaminação de suas roupas é grande. Então ele ficou com raiva. Ele apareceu e desejou ir para cima e passar para aquele lugar.

Então o tempo marcado chegou e se aproximou. E ele mudou os comandos. Então chegou a hora até a criança crescer. Quando ele chegou à sua maturidade, então os arcos enviaram o imitador para aquele homem para que eles pudessem conhecer o nosso grande Poder. E eles estavam esperando dele que ele iria executar para eles um sinal. E ele tinha ótimos sinais. E ele reinou sobre toda a terra e todos aqueles que estão sob o céu. Ele colocou seu trono sobre o fim da terra, por "eu farei de você deus do mundo". Ele fará sinais e maravilhas. Então eles vão se afastar de mim, e eles vão se desviar.

Então aqueles homens que o seguirão apresentarão circuncisão. E ele pronunciará o julgamento sobre aqueles que são da uncircumcision, que são as pessoas (verdadeiras). Pois, na verdade, ele enviou muitos pregadores de antemão, que pregavam em seu nome.

Quando ele completar o tempo estabelecido do reino da terra, então a limpeza das almas virá, já que a maldade é mais forte que você. Todos os poderes do mar tremerão e secarão, e o firmamento não derramará ovais. As molas cessarão. Os rios não vão fluir até suas nascentes. E as águas das nascentes da terra cessarão. Então as profundezas serão expostas e elas se abrirão. As estrelas crescerão em tamanho, e o sol cessará.

E vou me retirar com todos que me conhecerem. E eles entrarão na luz imensurável, (onde) não há ninguém da carne nem a desoperza dos primeiros para apreendê-los. Eles serão desacompostos (e) sagrados, já que nada os arrasta para baixo. Eu mesmo os protejo, já que eles têm roupas sagradas, que o fogo não pode tocar, nem escuridão, nem vento nem um momento, de modo a fazer com que se feche os olhos.

Então ele virá para destruir todos eles. E eles serão castigados até se tornarem puros. Além disso, seu período, que lhes foi dado para ter poder, que foi repartido a eles, (é) 1460 anos. Quando o fogo tiver consumido todos eles, e quando não encontrar mais nada para queimar, então ele perecerá por suas próprias mãos. Então o [...] será completado [...] o segundo poder [...] a misericórdia virá [...] através da sabedoria [...]. Então os firmamentos cairão na profundidade. Então os filhos da matéria perecerão; eles não serão, de agora em diante.

Então aparecerão as almas, que são santas através da luz do Poder, que é exaltada, acima de todos os poderes, o imensurável, o universal, eu e todos aqueles que me conhecerão. E eles estarão no aeon da beleza do aeon do julgamento, uma vez que eles estão prontos em sabedoria, tendo dado glória a ele que está na unidade incompreensível; e eles o vêem por causa de sua vontade, que está neles. E todos eles se tornaram como reflexos em sua luz. Todos eles brilharam, e eles encontraram descanso em seu descanso.

E ele libertará as almas que estão sendo punidas, e elas virão a ser na pureza. E eles verão os santos e gritarão para eles: "Tenha misericórdia de nós, ó Poder que arte acima de todos os poderes!" Para [...] e na árvore da iniquidade que existe [...] para ele seus olhos. E eles não o procuram porque não nos procuram, nem acreditam em nós, mas agiram de acordo com a criação dos arcos e de seus outros governantes. Mas temos agido de acordo com nosso nascimento da carne, na criação dos arcois, que dá lei. Nós também viemos para estar no aeon imutável.

O Conceito de Nosso Grande Poder

A tradução original deste texto foi elaborada por membros do
Projeto de Biblioteca Gnóstica Copta do Instituto de Antiguidade e Cristianismo, Claremont Graduate School.
O Projeto biblioteca gnóstica copta foi financiado pela UNESCO, pelo National Endowment for the Humanities e por outras instituições.
E. J. Brill afirmou direitos autorais sobre textos publicados pelo Projeto copta da Biblioteca Gnóstica.

A tradução aqui apresentada foi editada, modificada e formatada para uso na Biblioteca da Sociedade Gnóstica.
Para citação acadêmica, consulte as edições publicadas deste texto.